FORMAT=TIME # first number : wait this much after previous subtitle disappeared # second number : display the current subtitle for this many seconds 2 7 Como realmente funcionam as patentes de software 1 2 Se for um programador como aqui o Bill, 0 3 poderia escrever bom software utilizando apenas 0 2 computadores baratos e a sua perícia. 0 3 O seu trabalho e o seu negócio são automaticamente 0 2 abrangidos pelo Direito de Autor 0 2 sem necessidade de registos ou pagar taxas. 0 3 Tudo isto cria concorrência, inovação e mais escolha 0 2 com menor custo para os consumidores. 0 3 Excepto se, alguma parte do seu trabalho original 0 3 se cruzar com uma patente de software. 0 4 "As patentes de software são campos minados para programadores" 0 3 diz Richard Stallman, o fundador da FSF. 0 3 A qualquer altura do desenvolvimento pode pisar uma patente 0 4 e destruir o seu produto e o seu negócio. 0 3 Uma patente concede um monopólio exclusivo, 0 2 não numa obra específica mas 0 3 numa única ideia durante 20 anos. 0 2 Há 20 anos atrás, o Microsoft Windows 0 2 Os Apple Macs e o Software Livre 0 2 estavam apenas a começar 0 3 e não necessitaram de patentes de software. 0 3 Custar-lhe-á 50.000 EUR para obter 0 2 uma única patente na Europa e 0 2 milhões para desafiar ou tentar refutar 0 2 uma única patente em tribunal. 0 2 E, ao contrário do Direito de Autor, 0 2 registar e gerir patentes exige 0 3 pesquisas complexas e caras. 1 2 Mega-corporações licenciam-se entre si 0 2 para obter acesso aos seus monopólios 0 2 e evitar a ameaça de litígios caros 0 4 deixando todos os outros fora da equação. 0 3 O detentor de patentes nada mais pode fazer que navegar, 0 3 alegando que certos indivíduos infringem as suas patentes. 0 2 Por que licenciar e licenciamento cruzado 0 2 é mais barato que ir a tribunal, 0 2 não importa quão fútil seja a alegação, 0 2 as pessoas agora julgam necessitar patentes 0 3 para pelo menos sobreviver à ameaça de uma acção judicial. 0 3 Como programador, o Bill está a escrever 0 4 uma série de instrucções que dá ao computador para as seguir. 0 2 Tal como qualquer negócio, ou jogo 0 2 ou qualquer ideia abstracta que necessite regras, 0 3 é INSTRUIR, e não inventar! 1 2 O Bill poderia estar a trabalhar 0 2 com muitas pessoas no mundo inteiro 0 2 em grandes projectos como o GNU/Linux. 0 1.5 Algumas grandes corporações 0 1.5 querem utilizar patentes de software 0 3 para ameaçar estes projectos e pequenos concorrentes. 0 1.5 É o que pensam muitas pessoas 0 1.5 na indústria dos computadores. 1 2 Patentear o software é suposto 0 1.5 ser um prémio para promover a 0 2 inovação para benefício dos criadores, 0 2 negócios e consumidores. 0 2 Na realidade exlcui os pequenos participantes, 0 3 estagna a inovação e a concorrência, 0 3 e torna a publicação de software no previlégio de uns poucos. 1 3 "Se as pessoas tivessem entendido como as patentes seriam concedidas" 0 2.5 "quando foram inventadas a maioria das ideias de hoje" 0 2.5 "e tivessem adquirido patentes, a indústria estaria hoje" 0 3 "completamente parada." foi o que disse Bill Gates em 1991. 0 5 E isto é para onde vamos se permitirmos patentes de software. 1 8 Para mais informações pode visitar... 0 8 Voz, animação e produção 0 8 Agradecimentos 0 8 Agradecimentos 0 6 Licença CC de Atribuição, Não-Comercial e Sem Derivados 2.0 0 3 "Se as pessoas tivessem entendido como as patentes seriam concedidas" 0 2.5 "quando foram inventadas a maioria das ideias de hoje" 0 2.5 "e tivessem adquirido patentes, a indústria estaria hoje" 0 3 "completamente parada." Bill Gates, 1991. 1 5 E isto é para onde vamos se permitirmos patentes de software. 1 3 Traduzido e legendado por tania@1407.org